7 dicas para lavar a roupa de forma mais sustentável

7 dicas para lavar a roupa de forma mais sustentável

13 de junho de 2023

Colocar a roupa a lavar é um desafio sobre-humano, em particular quando acabámos de comprar uma máquina de lavar nova!

A multiplicidade de combinações possíveis de estabelecer entre programas, detergentes, amaciadores e outras tantas coisas que aconselham a colocar dentro da máquina derrota qualquer mortal.

Por esse motivo, na maioria das vezes, ignoramos que o processo de lavar a roupa é um dos grandes responsáveis por elevados desperdícios de água, eletricidade e pela libertação de microplásticos. Colocamos tudo lá para dentro e siga.

Consciente de que não há um Planeta Terra extra e de que a nossa carteira é curta, a lógica a adotar é sempre de apostar na poupança, de água e eletricidade, e na promoção da Sustentabilidade.

Neste contexto, deixo as seguintes dicas, recolhidas nos últimos 20 anos, enquanto utilizador deste tipo de eletrodoméstico que considero, infernal:

  1. Como colocar a roupa?

Encher o tambor, mas não de forma exagerada. A ideia é colocar a roupa sem estar enrolada e deixar uma mão travessa entre a roupa e a superfície interior do tambor. Se encher demasiado, vai gastar água, energia e detergente e a roupa fica mal lavada.

  1. O que colocar?

Separar a roupa por cores e de acordo com as etiquetas. Faça máquinas de roupa branca e clara e máquinas de roupa escura separadamente. Siga as instruções de lavagem constantes nas etiquetas. Esta atitude irá prolongar o bom estado das peças de roupa, evitando que esteja sempre a comprar novas.

  1. Pré-lavagem?

Muito raro usar. Há programas que incluem pré-lavagem, mas nem toda a roupa precisa de tantos cuidados. Em boa verdade, praticamente nenhuma. No caso de uma nódoa mais complicada, siga a técnica utilizada pelas nossas avós: coloque-a de molho ou a corar com sabão azul, umas horas antes de ir para a máquina.

  1. Qual o detergente?

Escolha detergentes compostos apenas por ingredientes biodegradáveis vendidos a granel ou em embalagens mais ecológicas que o plástico. No entanto, se o fizer, procure sempre reciclar as embalagens.

  1. Que quantidade de detergente?

Nas embalagens dos detergentes vem a indicação da quantidade de produto a utilizar consoante a dureza da água onde reside. Esta depende da zona do país. Na zona Oeste e na Margem Sul, a água é mais dura, o que faz com que seja necessário acrescentar mais detergente e, eventualmente, um anticalcário (para poupar a máquina).

Se não for o caso da zona onde vive, tem duas opções: ou muda de casa ou evite abusar no detergente. A segunda parece-nos a melhor opção!

A aplicação excessiva de detergente pode deixar resíduos na roupa, o que aconselha nova lavagem (mais gastos), resíduos na máquina (maior desgaste) e liberta mais químicos para a água que é deitada fora (poluição).

  1. Que programa?

Lavar a roupa é com água fria! Não é por isso que a roupa fica mal lavada e significa poupar energia, ou seja, poupar dinheiro.

Utilize apenas água quente em situações excecionais em que realmente é necessário, até porque as elevadas temperaturas têm tendência a encolher a roupa. Da mesma forma, na roupa do dia a dia geralmente é suficiente utilizar ciclos mais curtos ou os programas ECO que muitas máquinas já dispõem. Consomem menos energia, desgastam menos o equipamento e são suficientes para deixar a roupa limpa e cheirosa.

  1. Secar a roupa?

Estendal! já ouviram falar?

Além de poupar energia e, consequentemente, poupar dinheiro e o ambiente, o sol e o arejamento têm uma ação antibacteriana e desodorizante, livrando a roupa de ácaros, de maus cheiros e ajuda, ainda, a branquear a roupa branca.

No inverno, coloque um estendal num local coberto ou junto a uma janela aberta, garantindo que a roupa recebe corrente de ar.

No entanto, se não tiver essa possibilidade, aposte em máquinas de lavar e secar (2 em 1) ou utilize a máquina de secar das lavandarias públicas.  

Por fim, aponte os programas mais ajustados para si, as quantidades de detergente utilizadas e repita esse procedimento com a frequência que necessitar.

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp