4 coisas que pode fazer hoje para reduzir a idade biológica do seu corpo

4 coisas que pode fazer hoje para reduzir a idade biológica do seu corpo

28 de dezembro de 2024

Não desperdice o seu dinheiro em testes caríssimos para determinar a sua idade biológica ou em terapias, não cientificamente comprovadas, que prometem fazer reverter a sua idade à troca de umas boas centenas de euros.

Ao invés disso, aposte em 4 coisas simples e baratas que pode fazer para reduzir sua idade biológica, agora!

Todos nós esperamos melhorar a nossa saúde e expectativa de vida, e para tal, basta concentrar a nossa energia e ações em coisas simples e baseadas em evidências que a ciência já nos mostrou que podem retardar o envelhecimento humano. Estas ações podem reduzir de forma mensurável a idade biológica de uma pessoa e incluem:

  1. Manter uma dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é amplamente considerada a maneira mais saudável de comer. Nela encontramos vegetais, legumes, frutos do mar e azeite e quantidades mínimas de alimentos processados e fritos, carne vermelha, grãos refinados, açúcar e gordura saturada.

Seguir esta dieta reduz os riscos de desenvolver várias doenças crónicas, nomeadamente doenças cardíacas, alguns tipos de cancro e Alzheimer.

  1. Não fumar ou evitar ambientes poluídos

Qualquer tipo de tabaco contém nicotina e outros alcaloides nicotínicos causadores de dependência, bem como diversas substâncias nocivas à saúde, algumas das quais cancerígenas, em particular as designadas nitrosaminas específicas da folha do tabaco.

Para que saiba, os fumadores têm, em média, menos 10 anos de vida do que os não fumadores, pois as substâncias do fumo do tabaco contribuem para o desenvolvimento das principais doenças não transmissíveis, com destaque para: doenças respiratórias, doenças do cérebro e cardiovasculares, assim como doenças oncológicas, diferentes tipos de cancro em várias localizações do organismo humano, diabetes, entre outras tantas doenças.

Também os não fumadores, se expostos ao fumo no ambiente, estão expostos a estas doenças. Respirar o fumo do tabaco no ambiente contribui para o desenvolvimento de várias doenças, em particular de doenças respiratórias e cardiovasculares, aumento do risco de cancro do pulmão e aumento da mortalidade, tanto dos fumadores, como dos fumadores passivos.

  1. Realizar atividade física

Uma atividade física regular apresenta inúmeros benefícios. Previne doenças cardiovasculares e ajuda no controlo da diabetes, da hipertensão arterial e dos níveis de colesterol. Reduz o stresse sob as paredes dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo, ao melhorar a função e calibre dos vasos sanguíneos. Otimiza o funcionamento cardíaco ao aumentar a capacidade de produção de energia, usada na sua contração e reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que resulta numa redução do esforço e oxigénio gasto pelo músculo cardíaco.

Por outro lado, o exercício induz a produção de endorfinas, uma substância natural que bloqueia a sensibilidade à dor e promove a sensação de relaxamento e prazer. Aumenta o fluxo de sangue no cérebro, e concomitantemente os níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar, contribuindo, assim, para diminuir a ansiedade, a falta de segurança, a dificuldade em lidar com as relações pessoais, a depressão e a sensação de deslocamento. A prática de atividade física melhora a qualidade do sono e aumenta a capacidade de concentração, que leva a um melhor rendimento escolar e laboral.

O ideal de frequência de atividade física é que o seja no mínimo 3 vezes por semana, podendo ser um desporto, uma caminhada, ou outra atividade qualquer. Quanto maior a diversidade dos estímulos, maiores serão as possibilidades de atingir melhores resultados.

  1. Reduzir a inflamação crónica (que pode eventualmente levar a problemas como cancro e doenças cardíacas).

O nosso corpo inflama…é inevitável e tal resulta da nossa vivência diária. O facto de comermos produz inflamação. Reduzir a inflamação crónica é tão importante quanto complexo, mas há dicas que lhe podemos deixar para o fazer.

Certos alimentos podem-nos ajudar a combater a inflamação crónica e, com isso, reduzir o risco de desenvolver algumas doenças.

Frutas e vegetais como frutas vermelhas, frutas cítricas, verduras e tomates são ricos em nutrientes protetores, assim como o salmão e sementes podem-nos ajudar a alimentar convenientemente as nossas células com aminoácidos e gorduras essenciais saudáveis.

Em suma, seguir uma dieta mediterrânea, evitar ambientes poluídos, fazer exercício físico e apostar em alguns alimentos, em detrimento de outros, amplia a sua idade biológica ou, no mínimo, retarda o seu envelhecimento, a custo zero.

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp